Notícias

Capacitação em Primeiros Socorros para Colaboradores de Creches e Escolas Municipais de Miguel Pereira

O Mestrado em Saúde da Univassouras, através do Projeto de Ensino em Primeiros Socorros (PEPS), promoveu uma capacitação essencial em primeiros socorros para colaboradores de creches e escolas municipais de Miguel Pereira, em alinhamento com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que obriga escolas e estabelecimentos de recreação infantil a oferecerem treinamentos em primeiros socorros.

Essa importante ação foi viabilizada pelo convite da Secretária Municipal de Educação, Sra. Karla Barros Félix, fortalecendo a parceria entre o Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Univassouras e a Secretaria Municipal de Educação de Miguel Pereira/RJ, com foco no cuidado e segurança das crianças, conforme prevê a Lei Lucas.

Sob a coordenação do Professor e Pesquisador Marco Aurélio dos Santos Silva, docente permanente do Mestrado / Coordenador do Curso de Fisioterapia, e com a colaboração direta do enfermeiro e mestrando Cassiano José de Almeida Pereira, com ampla experiência em emergências, a capacitação teve como objetivo preparar os profissionais para lidar com situações de urgência no ambiente escolar. Participaram também como instrutores, alunos de Iniciação Científica e Jovem Talentos FAPERJ.

Os colaboradores, incluindo Diretores, Coordenadores pedagógicos, Professores, Auxiliares de educação infantil (ou monitores), Zeladores, Merendeiras (ou cozinheiras), Secretários escolares, Porteiros e Inspetores de alunos (ou inspetores de disciplina), foram treinados em técnicas fundamentais de primeiros socorros, com ênfase nas emergências mais comuns em escolas. Os temas abordados incluíram:

- Reanimação Cardiopulmonar (RCP);
- Manobra de Heimlich para desobstrução de vias aéreas;
- Controle de hemorragias e tratamento de ferimentos;
- Atendimento a emergências clínicas, como convulsões e crises de hipoglicemia.
Essa capacitação marca o início de uma série de treinamentos que ocorrerão nas próximas semanas, visando qualificar ainda mais os profissionais da rede municipal de ensino.