Notícias

Univassouras tem aprovação pelo segundo ano consecutivo no Edital de Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP - 2026) da Capes

A Universidade de Vassouras, por meio do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, obteve aprovação pelo segundo ano consecutivo no Edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao Edital nº 19/2025 – PAEP 2026, que apoia a realização de eventos científicos, acadêmicos e tecnológicos de relevância nacional e internacional, a serem realizados ao longo do ano de 2026.

A aprovação consecutiva reforça o compromisso da Universidade de Vassouras com a excelência acadêmica, a produção científica e a formação de recursos humanos qualificados, consolidando o Mestrado em Ciências Ambientais como um programa estratégico na promoção do conhecimento, da sustentabilidade e da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A VII edição do Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras, tem como finalidade promover um ambiente integrador e multidisciplinar, fortalecendo a atuação da pós-graduação e ampliando o diálogo entre ciência, inovação e desenvolvimento sustentável. O evento será desenvolvido de forma colaborativa entre os Programas de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, Diagnóstico Profissional em Medicina Veterinária e o Mestrado Acadêmico em Economia Ecológica e Desenvolvimento, reunindo docentes, discentes e pesquisadores nacionais e internacionais em torno de temáticas convergentes.

“É com grande satisfação que recebemos a aprovação, pelo segundo ano consecutivo, de recursos do PAEP/CAPES para a realização do VII Simpósio em Ciências Ambientais cuja temática será "Clima, Saúde, Governança e Territórios", a ser realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2026. A consolidação desse Simpósio fortalece a região Sul Fluminense como centro de referência para a realização de fóruns acadêmicos para comunidade científica, pois promove o diálogo interdisciplinar, estimula a colaboração entre pesquisadores e estudantes, e proporciona um espaço vital para a difusão de conhecimento, fortalecendo nossa capacidade coletiva de enfrentar desafios socioambientais complexos”, destacou a Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Dra. Paloma Martins Mendonça.

O evento reunirá, no Centro de Convenções General Sombra, pesquisadores de diversas regiões do Brasil e da América Latina, com participação de instituições como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Ceará, a PUC Goiás, a Universidade Federal do Semiárido, o Instituto Biológico de São Paulo, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo e o Centro Universitário CESMAC, além da presença Internacional da Universidad del Azuay (Equador) e das Universidades de Mendoza e Córdoba.

O evento também contará com a presença do setor produtivo, representado por pecuaristas, gestores do agronegócio e instituições estratégicas como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o Centro Internacional de Energias Renováveis, entre outras, além da participação de órgãos públicos, com representantes do governo do estado e prefeituras, fortalecendo o diálogo entre a academia, as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável.

De forma inédita, o VII Simpósio em Ciências Ambientais da Universidade de Vassouras será realizado em parceria com a Conferência Internacional “Southern Science Conference: Inovação e Tecnologia para a Governança Climática entre os Países do Sul”, projeto com fomento aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Todas estas iniciativas integrarão a programação do 1º Congresso de Pós-Graduação da Universidade de Vassouras, uma ação estratégica voltada ao fortalecimento da pesquisa, da inovação e da articulação entre os programas de pós-graduação da instituição. A integração dos Programas amplia o diálogo interdisciplinar, valoriza a produção científica e reforça o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a formação qualificada de recursos humanos”, destacou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Vassouras, Dra Cristiane Siqueira, proponente do projeto.

Em novembro de 2026, Vassouras será o ponto de encontro onde ciência, clima, saúde e governança constroem o futuro.

CONFIRA o resultado do edital