
O Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde (MPCAS) da Univassouras realizou seu I Simpósio dia 29 de novembro de 2025, no Jardim Ecológico Uaná Etê, tendo como tema central o Trauma, um evento que se destacou pela profundidade das discussões e pela forte participação da comunidade acadêmica. Considerado de extrema relevância, ainda mais pelos crescentes números alarmantes e com grande impacto no Setor Público de Saúde, o tema “Trauma” instigou e estimulou reflexões atuais e essenciais sobre a compreensão, intervenção, inovação e pesquisa nessa área tão relevante.
A programação contou com a participação da Pró-reitora de Pós-graduação e Capacitação Profissional, profa. Dra. Cristiane Siqueira, o Coordenador do MPCAS, prof. Dr. Stênio Fiorelli, docentes e palestrantes convidados de diferentes instituições, reconhecidos por sua grande expertise no campo do trauma: Prof. Rodrigo Andrade de Vaz Melo (UFF e Hospital Lourenço Jorge), Profa. Dra. Maria Ribeiro Morard (UNIRIO e Hospital Universitário Gafree e Guinle), Prof. Dr. Rossi Murilo (Instituto Superior de Ciências da Saúde Carlos Chagas e Hospital da Lagoa), Prof. Dr. Bruno Pereira (Univassouras) e Prof. Dr. Bernardo Barros (Univassouras).
As contribuições ampliaram o diálogo interdisciplinar, ofereceram perspectivas inovadoras e enriqueceram de forma expressiva a experiência dos participantes.
Coerente com a missão da Univassouras, que preza pela atualização e capacitação profissional com excelência, o I Simpósio cumpriu papel fundamental ao proporcionar um ambiente de aprendizagem enriquecedor, fortalecendo ainda mais a formação dos alunos do Mestrado da área da Saúde, além da maior integração entre discentes e docentes, incentivando a troca de conhecimentos, a colaboração e a construção coletiva de saberes.
Durante a programação do evento, três docentes da Univassouras foram agraciados com a Honra ao Mérito em reconhecimento às pesquisas de destaque, contempladas em editais da FAPERJ e do CNPQ, Prof. Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli, Prof. Dr. Antônio Rodrigues Braga Neto e Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano, corroborando o compromisso com a produção científica de excelência e o fortalecimento da pesquisa acadêmica.
O sucesso deste I Simpósio reforça o compromisso do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da Univassouras com a qualidade acadêmica e científica, inaugurando uma trajetória de futuros simpósios e ampliando ainda mais os espaços de diálogo, pesquisa e desenvolvimento profissional.
“O I Simpósio foi um momento de grande aprendizado e troca entre alunos, professores e profissionais. As discussões sobre trauma, protocolos iniciais e desafios avançados mostraram a importância da integração entre prática clínica, pesquisa e inovação. Eventos como este fortalecem nossa formação, ampliam a visão crítica e reafirmam o compromisso com uma assistência em saúde mais qualificada e humana”, declarou coordenador do MPCAS Stênio Fiorelli.






