A Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, em parceria com o Hospital Icaraí, realizou no dia 15/09/24, um exercício simulado de acidente com múltiplas vítimas. O objetivo da ação é aprimorar os procedimentos de socorro na rodovia e reforçar a cooperação entre as equipes de atendimento em acidentes de grandes proporções.
Entre os participantes de destaque está o 1º Tenente Jamil Barreto, aluno do Mestrado em Saúde da Univassouras, enfermeiro da Polícia Militar do RJ e chefe da Brigada de Incêndio da Diretoria Geral de Saúde da PMERJ. Sua participação nesse simulado é fundamental para testar e fortalecer as estratégias de triagem e resposta a emergências.
A simulação deste ano contou com um caminhão-pipa, caracterizado como um caminhão de combustível, que colidirá com uma motocicleta. Além disso, um veículo capotado, fornecido pela Ecoponte, em chamas de forma controlada. As vítimas, representadas por atores, foram resgatadas com o apoio de cinco ambulâncias, uma van e uma motolância, sendo classificadas de acordo com a gravidade de seus ferimentos em categorias verde, amarela e vermelha, e encaminhadas simultaneamente para o Hospital Icaraí.
O simulado envolveu equipes operacionais da Ecoponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros de Niterói e a equipe do 1º Tenente Jamil Barreto, que desenpenhou um papel chave na coordenação dos procedimentos de socorro e na aplicação de protocolos de triagem em desastres.
Metodologia START
Para o 1º Tenente Jamil, que participa ativamente da ação, "o objetivo do simulado é treinar o desempenho da equipe do hospital utilizando o método de triagem START (Simple Triage and Rapid Treatment), que classifica rapidamente as vítimas conforme a gravidade dos ferimentos, priorizando as intervenções mais críticas".