Notícias

Docentes da Univassouras têm projetos contemplados nos editais Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, reforçando a relevância da pesquisa aplicada no Estado do Rio

O Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e o Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras celebram a aprovação de docentes nos editais FAPERJ Nº 08/2025 – Cientista do Nosso Estado (CNE) e FAPERJ Nº 09/2025 – Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). As conquistas reafirmam a maturidade científica dos Programas e a capilaridade de suas parcerias, ao mesmo tempo em que evidenciam a contribuição da Univassouras para desafios estratégicos nas agendas ambiental, energética, de saúde e educação.

Destaques do JCNE – Jovem Cientista do Nosso Estado (Edital 09/2025)

Dra. Cristiane Borborema Chaché

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Projeto aprovado: Educação Agroflorestal e Direito Socioambiental: articulação entre práticas sustentáveis e políticas públicas em escolas rurais

Com foco em territórios rurais, a pesquisa integra educação ambiental, agrofloresta e marcos regulatórios, promovendo a adoção de práticas sustentáveis em diálogo com as políticas públicas locais.

Dra. Paloma Martins Mendonça

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Projeto renovado: Caracterização Morfológica de Diptera Muscomorpha (Calliphoridae, Muscidae e Sarcophagidae) de Importância Sanitária

A iniciativa fortalece a interface entre biodiversidade, saúde pública e vigilância ambiental, oferecendo subsídios técnico-científicos para monitoramento e controle de vetores de relevância em saúde pública e saúde ambiental.

Destaques do CNE – Cientista do Nosso Estado (Edital 08/2025)

Dr. Fernando Luiz Pellegrini Pessoa

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Projeto aprovado: Estudo de Deposição em Trocadores de Calor em Refinarias de Petróleo

O trabalho avança em eficiência energética e mitigação de impactos operacionais na indústria, com potencial de reduzir emissões e custos, além de incrementar a confiabilidade dos processos.

Dr. Antônio Rodrigues Braga Neto

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde

Projeto aprovado: Influência da cesariana na ocorrência de neoplasia trofoblástica gestacional pós-molar – Estudo INCreaSE

Pesquisa com impacto direto em saúde materna, combinando análise clínica e epidemiológica para orientar protocolos de cuidado.

Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde

Projeto aprovado: A Timectomia na myastenia gravis: avaliação temporal das técnicas cirúrgicas utilizadas por uma escola tradicional de cirurgia torácica em um período de 65 anos.

Estudo longitudinal que consolida evidências sobre desfechos cirúrgicos e inovação em técnicas de referência na área.

Reconhecimento adicional

Eduardo Tavares Lima Trajano

Docente do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde

Foi recentemente contemplado pela FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e atualmente é Pesquisador Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) pelo CNPq, sinalizando trajetória em ascensão e convergência entre ciência aplicada e extensão tecnológica.

Impacto institucional e compromisso com a sociedade

Os resultados dos editais CNE e JCNE confirmam a estratégia da Univassouras de fomentar pesquisa em políticas públicas e setores produtivos. Dos sistemas agroflorestais à eficiência energética industrial, passando pela vigilância entomológica e cuidados em saúde, os projetos aprovados ampliam o alcance das soluções desenvolvidas no âmbito do Mestrado.

É válido relembrar que a Profa. Cristiane Siqueira foi contemplada com bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq na Chamada de Produtividade 2024, e o Prof. Carlos Vitor de Alencar também é bolsista DT, complementando seu histórico de 12 anos como bolsista de produtividade e reconhecendo trajetórias de inovação tecnológica com impacto socioambiental.

Sobre as conquistas, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional, Da. Cristiane Siqueira, destaca:

“O reconhecimento das agências de fomento à Pesquisa, como a Faperj e o CNPq aos nossos pesquisadores, chancela uma visão de ciência que dialoga com as demandas do país, conectando sala de aula, laboratório e território. É um impulso para novas parcerias e para a formação de mestres e futuros doutores capazes de transformar realidades com base em evidência e inovação.”