Mestrado em Saúde promove ação educativa sobre medidas de primeiros-socorros diante de um engasgo no ambiente escolar

Em uma iniciativa louvável para aumentar a conscientização sobre primeiros-socorros em situações de engasgo, Patrícia Vicente, aluna do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde, sob a orientação do renomado Dr. Carlos Eduardo Cardoso, realizou ação educativa na Escola Peter Pan, localizada em Vassouras, RJ. O objetivo dessa ação é fomentar estudantes, educadores e funcionários com conhecimentos essenciais para lidar com situações de emergência no ambiente escolar.

A ação educativa foi cuidadosamente planejada para fornecer informações cruciais sobre como agir rapidamente e efetivamente diante de casos de engasgo, uma situação que pode ocorrer em qualquer momento e em qualquer lugar. Patrícia Vicente, munida de materiais educativos interativos e do aplicativo SOS Engasgo desenvolvido pelo mestrando Wallace Chicarrino, ministrou uma palestra informativa, demonstrando as técnicas de primeiros-socorros mais atualizadas e eficazes para desobstrução das vias aéreas em casos de engasgo.

A Escola Peter Pan foi a primeira instituição a receber essa ação educativa, que teve uma excelente receptividade por parte dos alunos, professores e funcionários presentes. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar manobras de desobstrução de vias aéreas, como a Manobra de Heimlich, além de receberem orientações sobre como identificar sinais de engasgo e agir de forma adequada e segura.

A iniciativa de Patrícia Vicente não se limitará à Escola Peter Pan. Ela planeja expandir essa ação educativa para outras escolas nos municípios vizinhos, visando alcançar o maior número possível de estudantes e profissionais da educação na região. “A importância de conhecimentos em primeiros-socorros não pode ser subestimada, especialmente em ambientes como escolas, onde a segurança e o bem-estar dos alunos são prioridades. O engasgo é uma ocorrência potencialmente perigosa que requer ação rápida e precisa. A capacitação de estudantes, professores e funcionários com habilidades e conhecimentos em primeiros-socorros pode fazer a diferença entre a vida e morte”.