Notícias

Mestrado em saúde desenvolve aplicativo para ensino de primeiros socorros nas escolas: SOS Engasgo

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, é essencial que a educação acompanhe esse avanço, preparando os alunos para lidar com situações de emergência. Com esse objetivo, a dissertação do mestrando Wallace Chicarino, orientado pelo Dr. Carlos Eduardo Cardoso, do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde, resultou no desenvolvimento do aplicativo SOS Engasgo, uma ferramenta para ensinar primeiros socorros nas escolas através de um Game.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de inovação tecnológica (NIT) tendo como responsável por essa ação o professor Davi Ricc. O objetivo era fornecer uma ferramenta de fácil acesso, que pudesse capacitar alunos, professores e funcionários das escolas a lidarem com situações de engasgo, uma das principais emergências médicas que podem ocorrer no ambiente escolar.

O SOS Engasgo oferece um treinamento interativo e intuitivo sobre os primeiros socorros em casos de engasgo, fornecendo informações cruciais sobre como agir rapidamente para salvar vidas. O aplicativo apresenta um passo a passo claro e objetivo, com ilustrações e vídeos explicativos, além de orientações sonoras para auxiliar no atendimento adequado à vítima.

O Dr. Carlos Eduardo Cardoso, destaca a importância do aplicativo SOS Engasgo no contexto educacional: "O desenvolvimento dessa ferramenta é fundamental para promover a conscientização e capacitação dos alunos em relação aos primeiros socorros. O conhecimento adquirido por meio do aplicativo pode fazer a diferença entre salvar uma vida ou não."

O desenvolvimento desse produto está alinhado a Lei Lucas, oficialmente conhecida como Lei nº 13.722/2018, foi sancionada no Brasil em 4 de outubro de 2018. Ela tem como objetivo promover a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica.
O aplicativo está disponível na Play Store de forma gratuita.