Curso Hands On capacitou alunos em acesso às vias aéreas

O Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde realizou, no dia 28/08/2021, uma capacitação com o objetivo de capacitar o aluno na identificação e reconhecimento detalhado dos materiais utilizados nos acessos às vias aéreas mais frequentes. O ministrante foi Filipe Moreira de Andrade, PhD – professor titular de cirurgia da Universidade de Vassouras.

Foram abordados acesso à via aérea definitiva: intubação orotraqueal, além de acesso à via aérea alternativo: máscara laríngea.

Conteúdo Programático:

Reconhecimento do laringoscópio – montagem e desmontagem;

Reconhecimento do tubo orotraqueal – numeração, cuff, insuflador do cuff, marcações de distância, marcação radiopaca;

Utilização da cânula de Guedel;

Utilização da cânula nasofaríngea;

Máscara laríngea – numeração;

AMBU e máscara para ventilação;

Preparo do material essencial para intubação orotraqueal;

Técnica de utilização do laringoscópio;

Técnica de intubação orotraqueal e utilização do guia.

Os treinamentos aconteceram com a utilização direta dos materiais, após explicação sobre cada dispositivo pelo professor Filipe e espaço para esclarecimento de dúvidas.