Mestrado Profissional em Saúde estabelece parceria Internacional com pesquisadores da Universidade da Flórida, EUA

É com grande entusiasmo que anunciamos mais um passo significativo na trajetória de excelência do nosso Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde da Univassouras. Estamos orgulhosos de revelar uma parceria estratégica de cooperação acadêmica internacional com 2 médicos pesquisadores de destaque da renomada Universidade da Flórida. O docente permanente do Mestrado em Saúde, Professor Doutor Filipe Andrade, desempenhou um papel crucial na concepção deste acordo, do qual esperamos que resulte na ampliação do alcance dos nossos projetos e produtos desenvolvidos no âmbito do curso.

A doutora Carolina Maciel, é uma das referências em Neurologia nos EUA. Ela se graduou em medicina na Universidade Federal Fluminense-Brasil e completou sua residência em Neurologia no Weill Cornell Medical College e no Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Posteriormente, ela se mudou para New Haven, onde passou por treinamento em Neurocritical Care e ICU EEG Fellowship no Yale-New Haven Hospital. Ela então obteve um Mestrado em Pesquisa Clínica na Universidade Médica da Carolina do Sul.

Atualmente a Dra. Carolina integra um grupo de pesquisadores que estudam um novo tratamento para cefaléia em decorrência de AVC hemorrágico. A equipe da UF Health liderará um ensaio clínico multicêntrico (12 locais) para testar um procedimento de bloqueio nervoso como uma alternativa aos medicamentos opióides para tratar dores de cabeça severas causadas por hemorragia subaracnóidea, um tipo de sangramento que irrita o revestimento do cérebro após rupturas de aneurisma. Este procedimento de bloqueio nervoso já é comumente usado na UF Health para alívio da dor de cirurgias faciais complexas em adultos e crianças e para tratar outros distúrbios da dor de cabeça, como enxaquecas. A pesquisa conta com um fomento de US$ 12,9 milhões.

O doutor Ivan Rocha Ferreira Da Silva, PhD, MD, é professor Assistente da Rush University em Chicago, Illinois/Estados Unidos. Médico Neurointensivista da Unidade Neurointensiva e Preceptor do programa de residência médica em neurologia e neurointensivismo do Hospital Rush, Chicago/ EUA. Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (2003). Residência em Neurointensivismo pela Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio/EUA.