USS firma parceria com Unimed

O médico Marlon Mohamud Vilagra, nosso cardiologista do HUV e mestrando em Ciências Aplicadas em Saúde optou em desenvolver como tese do seu mestrado o infarto do miocárdio.

Há 17 anos cooperado da Unimed Centro Sul Fluminense, Dr. Marlon fez a ponte para a parceria da Unimed com o Huv: o objetivo é propagar informações sobre as causas de dor no peito (principal sintoma do infarto), minimizando o tempo de atendimento a pacientes na emergência do HUV.

Trabalhando por duas vias, o projeto consiste em informar o público de forma geral para que a rapidez do diagnóstico comece em casa e os profissionais de saúde, pois segundo alguns estudos, o tempo de início do tratamento deve ser de 10 minutos.

A parceria firmada também pretende além de capacitar o corpo técnico, promover palestras em Vassouras e cidades vizinhas.

“A parceria em prol da conscientização sobre a dor torácica está ligada à nossa missão com a comunidade, com o cooperado e com colaboradores. Temos que ajudar as pessoas a compreenderem a importância do atendimento rápido para a detecção do motivo principal deste sintoma”, declarou o Dr. Sebastião Carlos Lima Barbosa, presidente da Unimed CSF.

Mais de 300 treinamentos já foram feitos desde fevereiro e a ideia é expandir o projeto agora para a vizinha, Barra do Piraí.

Os alunos do Curso de Medicina da USS já participam da parceria e agora alunos das escolas públicas através do Programa Jovens Talentos 2017 também serão multiplicadores de informações.

Orientador da tese, o professor Eduardo Tavares Lima Trajano diz que o projeto terá continuidade: “É necessário sempre atualizar os treinamentos dos profissionais da área e principalmente, divulgar a informação às pessoas que não entendem do assunto, mas que podem ter alguém da família que passe por problemas cardíacos”.

Legenda de foto: Dr. Marlon (centro) ladeado por representantes da Unimed e pelos professores Eduardo Trajano e Carlos Eduardo Cardoso (coordenador do mestrado e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da USS)